sábado, 2 de abril de 2011

A UNIVERSIDADE QUE QUEREMOS

Universidade, sinônimo não só de aprendizagem, mas sim de conhecimento, troca de informações, e pesquisa.
Queremos uma universidade com seu quadro de professores completo, e não, faltando quase metade deles, atrasando assim os cursos que poderão se estender em até o dobro ou mais de seu tempo normal de conclusão.
Uma universidade livre não de política e sim, livre de politicagem como anda acontecendo em todo país, reitores de universidades federais superfaturando suas contas bancarias e apartamentos luxuosos com dinheiro de pesquisas importantes, enquanto em muitos espaços universitários federais e estaduais encontra-se em situação de total abandono, tornando quase inviável a formação de profissionais de qualidade indispensáveis para sociedade.
Almejamos uma universidade capaz de extrair o maximo de seus graduandos, mostrando os dois lados de uma mesma moeda, induzindo as pessoas a formarem opiniões políticas e culturais próprias, um pouco raro nos dias atuais. Abrindo espaços para debates não apenas com os professores e corpo administrativo da universidade, pois temos que ir diretamente à fonte dos problemas sociais, econômicos e culturais da grande massa, que é a população em geral.
Desejamos um numero maior de vagas, para que mais pessoas tenham acesso ao conhecimento na integra e não como é: moldado por regras impostas pela sociedade enquanto a grande maioria das pessoas não sabem, como e pra que funcionam, ou de que origem se deu.
Um espaço que respeite qualquer tipo opinião seja ela qual for, livre de qualquer forma de preconceito seja ele qual for.
Um espaço cultural dentro da universidade onde se produza música de qualidade, teatro, recitais, onde pessoas que nunca tiveram acesso a tais acontecimentos possam apreciar a as artes e contribuir para formação de seu senso critico.
Queremos a integração entres os cursos oferecidos pela universidade, permitindo que o graduando possa ter uma idéia não apenas em sua área, e sim de um conhecimento geral mais aprofundado, diferente do estudado na escola.
Professores que independentemente de suas opiniões próprias possam passar as informações necessárias para maior absolvição dos graduandos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário